terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Acuidade

Eu sabia, eu juro que sabia. Estava fuçando a Internet atrás de boas notícias (item raro ultimamente), quando, para minha surpresa, encontro uma matéria das mais esclarecedoras: "jogar videogame melhora a visão".
O texto trás uma rápida explicação à respeito de um estudo feito por uma pesquisadora americana sobre o tema. Para surpresa quase geral, ela descobriu que o habito de jogar não só não prejudica a visão, com serve para melhorar nossa "acuidade" visual em até 20%.
E eis que a verdade nos é revelada.
E agora senhores, vocês que já passaram inúmeras tardes tentando fazer o Mário escapar ileso daqueles desfiladeiros, pensem comigo: imaginem a utilidade que esse estudo teria se tivesemos acesso a ele na nossa infância:

-Lucas, sai da frente desse negócio. Você já passou a manhã toda aí.
-Não mãe, não vou sair.
-Peraí, peraí, peraí... eu entendi direito, ou você está me desafiando mocinho?
-Não mãe, imagina...
-Você não sabe que se ficar em frente a isso por muito tempo, com o passar dos anos sua vista vai ficar ruim? Videogame demais faz mal!
-Não mãe, não faz não. Estudos recentes mostram que o habito de jogar videogame pode melhorar a acuidade visual em até 20%.
-Como?
-Acuidade visual! Nossa capacidade de percepção visual... Sabe? Ela fica mais aguçada.
-E onde foi que você viu isso, hein? Naquelas porcarias de programas que você assiste?
-Não. Na verdade eu li no jornal do papai. Sabe? Aquele que a senhora diz que é o de maior credibilidade do país.
-Ah... sério? Bem... mas isso deve ser mentira. Pesquisa fajuta é o que mais tem por aí e...
-Na verdade essa é uma pesquisa desenvolvida por uma importante estudiosa de uma universidade americana.
-Bem, mas...
-E a propósito: eu acho que a senhora deveria passar a jogar um pouco. Tenho percebido que você anda meio mal dos olhos ultimamente. Um pouco de videogame poderia lhe ajudar.
-Será?
-É... quer tentar?
Ela pensou um pouco enquanto observava o controle que seu filho lhe oferecia. Resolveu topar.
-Tudo bem! Mas só um pouquinho...
-Ok.
-Quem é o baixinho?
-Mãe, eu lhe apresento o Mário Broz.

Tá ok... exagerei um pouco. Mas pensem na hipótese.
Maldita ciência. Nunca está lá quando precisamos dela.
Hunf...