domingo, 15 de abril de 2007

Década blogueira

Já passou, mas vale a pena repercutir o assunto: dia 1º de abril foi comemorado aquele que é considerado o aniversário de 10 anos do primeiro blog já feito. Não é mentira não... podem acreditar. Lá, no primeiro dia do quarto mês de 1997 um cara chamado Dave Winer colocou na web o Scripting News, o precursor de muitos outros sites do mesmo gênero que, segundo estimativas, já passam dos 70 milhões em toda a rede mundial de computadores, entre os quais o meu.

Quem diria, hein?O que surgiu com a simples função de diário virtual, hoje em dia é tratado como um meio eficiente de difundir informações e idéias ao redor do mundo. Os jornalistas que o digam: atualmente, qualquer bom site de jornalismo on-line tem uma sessão exclusiva para blogs de jornalistas e figuras importantes que escrevem repercutindo as principais notícias, ou simplesmente jogando conversa fora com os leitores. Mais do que isso: podemos encontrar informações de utilidade e inutilidade pública, notícias, críticas de filmes e livros, entre outras maravilhas independentes. Tem gente que simplesmente ganha a vida escrevendo pra isso, arrecadando grana com os links patrocinados.

E pensar que no começo, quase todo blog se resumia a um amontoado de baboseiras escritas por garotas riquinhas que queriam “ter seu cantinho” na web. Quando soube da existência disso, jurei a mim mesmo que nunca teria um. Quebrei a cara. Felizmente alguém teve a brilhante idéia de usar essa idéia em favor do bom senso, e hoje em dia é tarefa difícil encontrar alguém que escreva com o simples intuito de aparecer pros amiguinhos. Peraí... será que eu não sou um desses tipos?? Não... acho que não!

De qualquer forma, escrevo para parabenizar meus colegas de web. Em tempos onde a tecnologia mostra tantas vertentes possíveis, ter um blog é uma forma interessante de se sentir no caminho certo do advento da informação, nem que seja só pra escrever porcarias sem nenhum conteúdo relevante como é o meu caso.

Viva nóis...

Scripting News, nosso "pai": o primeiro representante da blogsfera.