sábado, 21 de abril de 2007

8 Bits, o retorno

Ganhei meu primeiro vídeogame quando tinha uns 7 anos. Lembro da cena direitinho. Meu pai, dentro do mercado, olhando pra minha cara de cachorro sem dono enquanto eu babava em frente a um Nintendo de 8 bits, que segundo a vendedora, era o supra-sumo do entretenimento virtual. Deve ter sido por pena, mas ele resolveu me fazer um agrado. Desembolsou R$130,00 (nos tempos em que o Real ainda mantinha uma certa paridade com o Dólar), e levou aquele pequeno pedaço de sonho pra casa.

Foram bons tempos. Tinha apenas duas fitas: Super Mario 2 e 3. Não precisa de mais nada. Perdi as contas das tardes perdidas em frente aqueles desfiladeiros virtuais. Nunca me enjoava das aventuras. Quer dizer: eu achei que nunca me enjoaria. Depois de um tempo de fracassos contínuos em certas fases, fui me frustrando e deixei de lado o velho controle de apenas dois botões de comando. Além do mais, já tinha surgido na praça o Super Nintendo, um novo videogame de 16 bits que vinha com a promessa de ser muito mais rápido e muito mais divertido que o meu velho console.

Anos mais tarde, depois de ter experimentado os extremos da tecnologia de entretenimento virtual, me deparei com uma revelação que quase me fez ter um infarto de alegria. Descobri um site que dá para o internauta a oportunidade de matar as saudades do velho console de 8 bits. Trata-se do nintendo8.com, site que permite jogar todos (eu acho) os títulos criados para o velho videogame. Está tudo lá: Mário, Zelda, Tartarugas Ninja, Batmam, CastleVania...

Passei uma tarde das mais felizes matando as saudades. Mesmo tendo a disposição o Playstation 2 do meu primo aqui em casa, é difícil esconder a fascinação que aqueles joguinhos despertam na gente. É tudo tão simples, mas ao mesmo tempo tão magnético... difícil explicar.

Para quem compartilhou de minhas experiências fica a dica. Já para quem nem ao menos sonhou que isso já existiu, vale a pena dar uma xeretada no site, nem que seja só pra sacanear a velha trupe de gamers.

Falando em velha trupe, agora é que parei pra pensar: poxa vida... como eu estou velho. E pensar que eu já joguei no Nintendinho 8 bits original! Caramba... defintivamente, o tempo passa!

Nintendo de 8 bits: de top de linha da tecnologia à artefato de museu. Saudades velho companheiro...