terça-feira, 26 de agosto de 2008

Piada

É oficial: o melhor programa de humor da TV brasileira chama-se “horário eleitoral gratuito”.

É impressionante a capacidade que os postulantes a cargos públicos têm de passar ridículo em TV aberta só para chamar a atenção do povo. Mais impressionante ainda é como os publicitários envolvidos nas campanhas permitem que estas pessoas cometam atrocidades ao bom senso.

Chego a imaginar que certas coisas são até incentivadas...

-Eu pensei numa rima pra dizer durante o meu tempinho.

-Sério senhor Valdeci? Vamos ouvir!

-“Valdeci, esse é dos bão!”

-Ummm... Bacana. Só não rimou!

-Ah não? Bem que minha filha tinha me dito isso.

-Mas serve de slogan.

-Ah é?

-Serve sim. Muito original, inclusive.

-Sério? Fui eu mesmo que fiz.

-É, percebi.

-E quanto as minhas propostas?

-Que propostas?

-Minhas propostas de campanha pra falar na TV.

-Nossa! O senhor tem propostas?

-E não era para ter?

-Na teoria era, mas ninguém traz. É supérfluo. Além do mais, o povo gosta mesmo é do espetáculo.

-Espetáculo?

-Sim. O senhor sabe fazer careta?

-Careta?

-É. O povo gosta disso.

-Sério?

-Claro! O slogan e uma careta. Sucesso na certa.

-Será que dá certo?

-Claro que dá. A democracia é isso, amigo. Tenho anos de experiência.

-Bem... Já que você está dizendo...

-Ótimo! Esse é o espírito. Vamos lá, me mostre o que pode fazer.

-Tá jóia, lá vai...

-Razoável. Tente esticar mais a boca.

-Só vai até aqui.

-Entendo. É... Não vai ter jeito. Produção!! Tragam a barba postiça!

Não me levem a mal: acho extremamente triste ver como somos tratados como idiotas por boa parte dos políticos, e mais triste ainda: como muitas pessoas ignoram (ou simplesmente não enxergam) isso, e depositam seus votos nestas pessoas. No entanto, não tem como não rir da nossa própria desgraça. É como uma daquelas piadas de humor negro: a gente sabe que não deveria, mas gargalha assim mesmo com a situação.

Tem que rir para não chorar.